Benkyou ni naru na

Friday, June 09, 2006

Mais uma vez atrasado...

...mas finalmente postado! \o/

Agora eu estou meio sem tempo (como sempre) por isso serei breve.
Mas na verdade nao ha muito pra se falar; apenas to vivendo o dia-a-dia de um japones.

Nada de muito especial aconteceu ateh o presente momento, exeto pela minha mais nova
aquisicao:
Eu comprei um Nintendo DS Lite um dia depois do ultimo post. DS Lite eh o novo modelo (ainda nao lancado no ocidente =D) do novo hardware portatil da Nintendo, substituto do Game Boy. Comprei ele por 2 motivos. Alem do obvio, jogar videogame, ele tem varios outros softwares que o tornam um palmtop. No caso eu comprei um dicionario ingles-japones, japones-ingles, japones-japones e de kanji. O DS tem duas telas e uma delas eh sensivel ao toque. Em uma tela eu escrevo o kanji, e na outra aparece o significado. Muito util mesmo.
Alem disso eu posso jogar Mario Kart online de graca a qualquer momento contra pessoas de todo mundo. Eh perfeito!

E no domingo passado eu comprei um livro com os 1006 kanjis basicos. Por isso essa semana eu me dediquei a estuda-los. Soh que agora eu comecei a fazer uma coisa que ja deveria ter feito a anos atras; treinar a escrita. Eu percebi que sabia ler cerca de 300 kanjis, mas nao sabia escrever mais do que 50. Apesar de nao ser necessario escrever em kanji (pode se usar o hiragana, outro alfabeto japones, relativamente simples) qualquer coisa que voce escreva vai parecer um texto infantil. Soh criancas pequenas nao usam kanjis! Alem disso eh um tanto quanto bizarro saber ler mais nao saber escrever. Soh quem estuda japones sabe o que eh isso!
Entao no momento eu estou me concentrando em aprender a escrever todos os kanjis que eu sei ler, para entao seguir aprendendo novos kanjis.

E quanto ao idioma, ja faz um tempinho (umas 3 semanas, eu acho) que eu to falando quase o tempo todo em japones, principalmente em casa. Soh fui me dar conta disso quando encontrei na minha mala um antigo texto que eu escrevi em japones, a uns 2 anos atras, junto com meu antigo livro de gramatica. Nao tinha notado como tinha evoluido. Eh uma coisa tao natural que voce acaba que nem percebe.
Nao que eu esteja dominando o japones, ainda falta muito pra isso, mas agora eu to comecando a me sentir a vontade com a lingua. Ainda to com aquele problema que todo mundo enfrenta quando esta estudando outra lingua; quando as pessoas falam com voce, voce entende, mas quando voce tenta falar, nao sai, nao consegue responder. Mas com o tempo isso vai melhorando, basta praticar. Soh que assim como eu quero aprender japones com as pessoas, todos querem aprender ingles comigo (como se eu fosse O Poliglota xD), entao todos falam em ingles. Eu peco sempre pra eles falarem em japones, mesmo que eu nao entenda (eh assim que se aprende novas palavras), mas de vez em quando eles voltam a falar em ingles.

E eh isso, na escola eu passo a maior parte do tempo lendo uns livros em ingles que meu professor me empresta. Quando nao estou lendo estou estudando japones. Apenas nas aulas de ingles da pra participar. De vez em quando o professor pede pros alunos irem ao quadro e fazer alguma questao. Ontem eu traduzi umas frases bem basicas pro japones e todo mundo ficou super-impressionado. Foi engracado! A reacao de surpresa dos japoneses eh realmente algo MUITO BIZARRO! xD

E no teclado/piano eu tenho pego uns exercicios na internet e tenho evoluido no blues. Ainda nao sei muita coisa, mas da pra fazer uns improvisos legaizinhos. Na semana passada eu fiz um jam session com um amigo meu que toca guitarra. A gente foi la na casa dele e trouxe a guitarra e o amplificador pra a sala de musica. Eu fazia a base no piano e ele os solos na guitarra e vice-versa. Ateh que ficou legal pra a primeira vez tocando junto. Semana que vem a gente vai fazer outro jam. Quero me acostumar a isso pra quando chegar aih no Brasil formar uma banda \o/


Soh mais uma coisa: eu acho que o meu email franskico@hotmail.com esta com problema porque eu ja mandei varios emails pra diferentes pessoas mas acho que ninguem recebeu. Alem disso de vez em quando eu tambem nao recebo os emails que mandam pra mim. Por isso me mandem emails no franskico@gmail.com. Se alguem me mandou email e eu nao respondi, me manda de novo pro gmail!

obs: falei que ia ser breve mas acabei me empolgando no post e quando vi ja tinha escrito pra cacete! Vou chegar atrasado em casa, mas no caminho eu invento uma desculpa. xD

Ok, em breve mais fotos. Ao lerem este post, se eu nao tiver postado as fotos ainda, entrem alguns dias depois que eu provavelmente ja terei atualizado.

7 Comments:

  • Tá usando bem o tempo! :D Eu tbm tenho o problema de não conseguir escrever os kanjis, seguirei seu exemplo de perseverança e estudarei mais. Não esqueça de contar como é a tal reação bizarra! O estranho é que inglês é tão comum, se ainda fosse espanhol ou francês... E em relação a Copa do mundo, o pessoal se agita um pouco por aí? O senhor tá se exibindo muito? Hahahah... se cuide :*

    By Blogger Nalí, at June 09, 2006  

  • tira uma foto dos seus amigos japs tendu uma reação bizarra! Devo imaginar, deve ser igual aos animezim!

    By Anonymous Anonymous, at June 09, 2006  

  • Tb acho que vc tá usando muito bem o tempo e adoraria ver uma foto com a tal reação bizarra. Vê se consegue a foto, ou faça uma produção (posada mesmo) dos japas em situação bizarra.
    sua fã,
    L.

    By Anonymous Anonymous, at June 09, 2006  

  • Xd Kico,]

    Voce ta mantando a pau, para nós!
    Estou orgulhosa de você. Pelos aspectos da sacação e entendimento dessa cultura so bizarre. Não deixa o pessoal tentar te impímgir o ingles -- não tem nada a ver --
    se liga no japones que eh o teu alvo. Ninguem pode te desviar do teu interesse e das tuas reais intenções.

    Estou ligada e acompanhando a tua experiência. Só sei dizer que você tem que ir fundo no seu processo e lembrar que nada como um dia atrás do outro -- quanta sabedoria! Keep on going baby!

    By Anonymous Anonymous, at June 10, 2006  

  • maneiro, legal .

    By Anonymous Anonymous, at June 11, 2006  

  • eh isso ai!
    qm sabe vc nao cria uma banda de j-rock por ai msmo? xD
    arranja uma percua cor-de-rosa, umas roupas esquisitas e pronto! :D

    estou esperando pelas fotos. _o/
    jaa ne. ^^

    By Blogger Lua, at June 15, 2006  

  • peruca*

    By Blogger Lua, at June 15, 2006  

Post a Comment

<< Home