Benkyou ni naru na

Tuesday, January 23, 2007

"O tempo nao para..."

Ta cada vez mais foda. Nunca fiz tanta coisa e o tempo ta passando muito rapido. Agora que eu falo japones mais ou menos da pra curtir muito mais, mas o intercambio ja ta no finzinho. Ok, mas vou falar dos eventos "anormais", ou seja, nao relacionados a rotina "dia-a-dia na escola - final de semana no centro".
Fui pra Fukuoka (e levei a camera) e alem disso teve tambem a "Farewell Party" do AFS, que foi mais legal do que eu imaginava. Entao, seguindo a ordem cronologica dos fatos, comecarei falando da viagem a Fukuoka.

No dia 8, fui de carona pra Fukuoka com meu host brother que tava voltando pra Tokyo de carro. No caminho deu pra constatar algumas coisas que eu ja vinha observando a tempos:
1. O Japao eh pequeno e superlotado; Fukuoka fica a 1 hora de carro, ou seja, logo ali, e no caminho ainda tem outra cidade relativamente grande (=tem cinema digital, shopping center, muitos predios...), Saga. O mais estranho eh que tem sempre casas e outras construcoes no caminho. Eu ja viajei pra caralho no Brasil, e pra mim qualquer viagem entre duas cidades tem aqueles trechos em que voce se sente fora da civilizacao, com nada ao redor, ou entao aqueles latifundios, ou ainda cidadezinhas de mil habitantes.
Aqui isso simplesmente nao existe. Nao da pra ter muita nocao de onde se esta. Da pra perceber que a aglomeracao de gente fica menor, mas quando eu pensei que estava no suburbio de Kumamoto, na verdade ja estava passando por Saga. Eh muito estranho, porque fora as placas e fato de se estar numa auto-estrada, nao se tem a sensacao de estar saindo da cidade. Mas eu lembro que quando vi "Abril Despedacado" com a minha primeira host mother, Yamamoto, ela tinha feito um comentario do tipo "nossa, todo esse espaco vazio, eh muito grande o Brasil, ne?" Fico imaginando como deve ser na China...
Anyway, cheguei la em Fukuoka pela manha, e me encontrei com a Yamamoto (vou chama-la de Yamamoto nesse post, pra nao ter que ficar repetindo "primeira host mother"). Entao fomos passear pela cidade. Em Fukuoka tem uma parada muito foda que eh uma especie de avenida subterranea de pedestres, gigante e com varias lojas. Era domingo e o ultimo dia de ferias (por isso meu host brother tava voltando pra Tokyo, onde estuda na faculdade) entao nao tava muito cheio segundo a Yamamoto. Ainda assim a aglomeracao de pessoas era maior do que num final de semana aqui em Kumamoto. Depois fomos pra a Fukuoka Tower, segunda maior construcao do Japao (perdendo apenas para a Tokyo Tower...) mas a impressao que eu tive era que essa de Fukuoka era maior, talvez pelo fato dela ser mais fina. Do 123o andar (sinistra, a parada...) deu pra ver bem a cidade la em baixo. O mais legal foi subir no elevador que eh todo de vidro, vendo as pessoas ficarem pequenas e com o ouvido comecando a sentir aquela pressao.
Voltamos para o centro, que eh muito maneiro, estilo Tokyo, com milhares de pessoas, outdoors ultra-modernos por toda a parte e cheio daqueles predios "hi-tec". Numa loja de departamento (que eh como se fosse um shopping e eh muito popular por aqui) a Yamamoto me levou numa loja de instrumentos musicais. Caraca, foi emocionante. Eu toquei num Oasis, que eh simplesmente o teclado da atualidade fabricado em serie mais caro do mundo! O preco: 792,800\, ou seja, uns 15 mil reais... Lembrando que eu nao apenas o vi, mas como eu tambem TOQUEI! MWAHAHAHAHAHA!!! Toquei tambem num Nord Electro, que eh outro teclado do caralho (e tambem custa uma fortuna), soh com sons "vintage" de orgaos, pianos eletricos, etc, num Yamaha S90 ES que eh outro Workstation sinistro dentre outros. Nao tive muito tempo, mas deu pra ter um gostinho da parada. Em Kumamoto tambem tem uma loja de instrumentos desse tipo, onde voce pode tocar tudo o que quiser, mas os equipamentos nem se comparam. Alem disso na loja daqui eh cheio daqueles pentelhos que ficam tocando guitarras que nunca vao comprar num som absurdamente alto e irritante.
Apos isso, fomos numa loja que vende doces, chocolates, biscoitos e similares de "todo o mundo". Botei entre aspas porque nao encontrei Passatempo... T_T Comprei um pacode de M&M's (sim, voce nao os encontra normalmente nas lojas...) e uns chocolates aih que eu achei "interessantes", como um com sabor de banana, etc.
Depois fomos pra um restaurante comer lamen, onde eu encontrei finalmente o "Yamamoto father". Comemos e fomos pro apartamento onde eles agora estao morando, desde que se mudaram pra Fukuoka. Fiquei la um tempo, depois a gente saiu rodando pela cidade, e no fim do dia jantamos num restaurante chines, no alto de um predio todo de vidro. O mais engracado foi olhar pro outros predios, tambem de vidro e ver outras pessoas comendo, o que me fez pensar sobre a relacao entre as construcoes de vidro e os restaurantes no Japao...
Sobre a "Farewell Party", eu disse antes que foi legal porque apareceu um monte de gente que eu nao esperava. Alem da minha "host mother" atual, Mori, a minha primeira host mother, Yamamoto, tambem foi. Quem apareceu tambem foi o Sakurai, meu LP doidao com a filha dele, Nanaka, que esta estudando numa universidade na California, e que eu tinha conhecido nos tres dias de orientacao na "Welcome Party". E a maior surpresa foi que meu professor de ingles e o que eles chamam de "home room teacher" (tipo o professor representante da turma) tambem foi la.
Soh que quando eu cheguei, o Maki, presidente do comite local do AFS ja chegou me dando um papel e uma caneta pra eu fazer um discurso. Pelo visto os outros intercambistas tambem foram pegos de surpresa. E com aquele monte de gente (familias e professores dos intercambistas e todo o staff do AFS) foi foda porque eu queria botar no discurso toda a minha capacidade adquirida em japones, e acho que nao consegui porque fiquei nervoso. Mesmo assim, cheguei la, fiz o maior discurso dramatico, diferente dos outros que foram muito previsiveis em apenas dizer "arigato" pra todo mundo. Depois os convidados falaram um pouco e a minha "mae" lembrou do dia em que eu corrigi meu "pai" que escreveu um kanji errado (mas ele tava meio bebado tambem...) e da dificuldade da alimentacao porque eu nao gosto de comer pilhas de arroz branco (mas fala serio, eu gosto de TODO O RESTO!). Depois meu professor comentou como eu tinha evoluido e de como eu estou falando em "Kumamoto-ben" (dialeto local). Isso nao me preocupa, mas eu nao consigo controlar direito, as palavras saem naturalmente no dialeto. Se eu for falar com alguem de Tokyo, a pessoa vai entender, mas logo vai reconhecer o sotaque. XD Voltando, terminado o discurso, cada um dos intercambistas foi pra sua mesa e eu passei a maior parte do tempo conversando com as pessoas da minha mesa, portanto, em japones. Depois eu parei pra pensar e vi como melhorei no japones. Ja posso manter uma conversa com uma pessoa em japones normalmente sobre diversos assuntos, alguns ateh bem avancados, usando "palavras dificeis", mas soh naqueles assuntos que eu ja to acostumado a discutir, tipo diversidade cultural, linguas (morfologia, diferencas gramaticas), etc.
No final, quando todos foram embora o staff do AFS fez uma pequena reuniao e eu fiquei no hall do lugar (um centro de eventos) conversando com a Nanaka durante um tempo, ouvindo as estorias dela nos EUA. Ela disse que morava numa cidadezinha proxima a Los Angeles, mas naquela area tinha uma comunidade de imigrantes da Armenia, segundo ela, um monte de velhos que nao falam ingles e com "monocelhas" (sombrancelhas que se ligam na testa, a.k.a. sombrancelhas de Albiere), e por era tudo muito monotono. Disse tambem que por isso ficava em casa vendo South Park. xD Depois disso o Sakurai me arranjou uma carona ateh o centro e na despedida a Nanaka me abracou, coisa que nenhum japones jamais faria. Ela ja ta completamente americanizada. Sera que quando eu voltar pro Brasil vou me curvar pras pessoas como forma de cumprimento?

Soh pra terminar, faltam menos de duas semanas pra eu voltar, mas vou escrever meu post definitivo um pouco antes disso. Daqui (Kumamoto), saio no dia 3, vou pra Tokyo, onde me encontrarei com os gringos (mas nao todos) e a gente vai passar a noite em algum lugar que ainda nao me disseram. No dia 4 parto de aviao para a Suica com os outros brasileiros, mas eles vao fazer uma conexao, chegando no Brasil no mesmo dia. Ja eu, vou ficar na Europa por 2 semanas, chegando no Brasil no Carnaval. =]

Ah e eu tirei varias fotos legais, mas esqueci de trazer pra ca (cyber cafe). Vou atualizar isso aqui com elas o mais breve possivel.
Tchau!

3 Comments:

  • c vem pra Europa?
    passar em Berlin!
    saushuisha

    esquiar ou oq?
    boa sorte cara
    abraco

    By Blogger Joaquim, at January 24, 2007  

  • caraca! jah ta vindo embora? nem respondeu meu scrap, neh :P

    By Anonymous Anonymous, at February 01, 2007  

  • Nossa, achei que esse negócio de japonês não abraçar já não existia mais. Não sentiu falta de uns abracinhos, não? :P

    By Anonymous Anonymous, at February 13, 2007  

Post a Comment

<< Home