Benkyou ni naru na

Monday, November 27, 2006

sesha, Kico de gozaru

Tenho feito tanta coisa que nem me sobra mais tempo pra entrar na internet... Mas entao vamos la, um resumo dos ultimos acontecimentos.

Primeiro, ha duas semanas atras eu fui pra Aso, uma cidade no interior da provincia de Kumamoto nas montanhas, pra uma especie de seminario. Foram tambem alguns intercambistas de Tamana (outra cidade no interior da provincia) que eu tinha visto pela ultima vez no aeroporto, quando cheguei aqui. A gente passou o fim de semana num lugar que eu nao sei dizer o que era. Uma especie de hotel com centro de eventos, sei la. Dividi o quarto com um maluco da minha escola que tambem foi, outros dois japoneses de outras escolas(um deles tinha feito intercambio pros EUA no ano passado) e o intercambista da islandia, Gisli, que eh um cara muito bizarro. Tipo, loiro, quase um metro e noventa, viciado em futebol e bebida, torcedor fanatico do Liverpool, aquele tipico europeu doidao. Mas o sotaque do maluco eh o engracado e ainda usa umas girias hilarias, tipo "my frriend, arrre you rrrretarrded, orr just mentaly handicaped?" (com o "r" a la Galvao Bueno)
Tambem estavam la a intercambista da Venesuela, Carolina, e outra americana, Jane. A gente passou o final de semana basicamente praticando nosso esporte favorito, falar mal do Japao. Fizemos alguns amigos japoneses por la tambem. Alem disso tinha uma sala de musica com um piano e o mais foda, um orgao eletrico daqueles de "dois andares" e ainda com os nove pedais. Mas tava tao frio que minhas maos perderam a sensibilidade e eu mal consegui tocar, apesar disso foi a melhor "experiencia musical" que eu ja tive.
Falando nisso, a "materia" das aulas de musica na escola mudaram desde o bunkasai (feira da cultura) e ao invez de canto a gente aprendeu bateria. Nao soh isso mas, acreditem, fui o melhor nos "testes" na minha sala, o unico que pegou todas as batidas que o professor mandou (a batida de bossa-nova era a mais dificil /o/). As aulas de bateria acabaram e agora nas aulas a gente ta organizando grupos pra fazer uma apresentacao no comeco do ano que vem, onde todos DEVEM participar. A maioria das pessoas vai cantar, com alguem tocando piano ou violao ao fundo, outros vao fazer uma apresentacao "a capela" (sei la como se escreve isso) onde soh tem vocais, mas no meu grupo a gente vai tocar como banda mesmo, sendo eu o baterista... xD Eh que um amigo meu ja toca teclado (mau, mas ainda toca alguma coisa) e apesar de eu nao me garantir na bateria, nao ha outra opcao... No inicio foi combinado que a gente ia tocar Beatles porque eh facil e todo mundo conhece e gosta (quase todo mundo). Soh que os caras desistiram porque nao queriam cantar em ingles entao a gente vai tocar uma musiquinha aih qualquer de j-pop.

Ah sim, e a estoria bizarra da vez: praticamente raspei a cabeca, mas foi um acidente! Eu descidi cortar o cabelo na escola, com os malucos do clube de baseball, porque era de graca, mas soh deu merda. Primeiro, no meio da parada a bateria daquela maquina de cortar o cabelo acabou. Resultado passei 20 minutos com a cabeca meio cortada, mas da pior forma possivel, uma especie de "moicano" ao inverso, entende? Botei a camisa da cabeca, estilo fundamentalista islamico e ateh joguei bola, enquanto carregavam a maquininha e procuravam por outra ao mesmo tempo.
Quando finalmente arrumaram uma maquina la, nenguinho comecou a rir (tava muito grotesco), e meu amigo que tava cortando meu cabelo acabou "escorregando a mao" e fez um buraco... O resultado voces podem conferir nas fotos (sim eu comprei outra camera /o/)

Mas entao, finalmente, falarei do evento recente mais legal: a cerimonia do cha que eu participei nesse domingo. Mais legal porque eu finalmente vesti aquele kimono de seda tradicional japones. E com o meu cabelo de monge, ateh que ficou combinando, apesar de eu ter odiado meu corte. Ainda assim, parece que os japoneses adoraram... Mas voltando, entao, nesse dia, todos os intercambistas da provincia apareceram (os 4 de Kumamoto, os 4 de Tamana, e mais o austriaco que chegou a uns meses atras e mora numa vila aih no meio do nada...). Esses encontros de intercambistas sao uma das coisas mais iradas do intercambio. Dessa vez nao foi diferente. Imagina um monte de gaijin vestidos de samurai e gueixa tomando cha verde, com bolinho de arroz e falando mal do Japao (isso eh realmente muito divertido). Nao que a gente nao goste do Japao, nada a ver, mas eh que quando voce ve as coisas de fora eh que voce percebe o quao estranho elas sao. Tirei varias fotos e ainda fiz um video do Gisli falando, que eu vou postar no youtube e colocar aqui o link.
Quanto a cerimonia em si, a gente foi obrigado a passar horas (mentira, foram apenas alguns minutos, mas que pareceram uma eternidade) sentados em "seiza", aquela maldita postura que destroi as suas pernas (a nao ser que voce esteja sobre um tatame macio de judo, mas esse nao era o caso...) enquanto a velhinha la preparava o cha. Depois tem toda uma parada aih sobre como beber, o que falar e etc, mas foi legal sabe, a sencaosao de voce nao estar apenas fantasiado de samurai, mas tambem agir como tal. Eu ateh fiz depois um cha, com a velhinha me instruindo. Depois a gente ficou falando coisas em uma especie de "japones super-formal arcaico", que era muito utilizado a seculos atras mas hoje quase nao se usa (ainda assim somos obrigados a estudar porque cai na prova de proficiencia... ><"). Por falar nisso, o titulo desse post eh exatamente usando essa linguagem antiga, e a traducao eh "eu sou o Kico/eu me chamo Kico". Sesha eh uma palavra usada por samurais, cujo significado eh "eu".
_________________________

Vou aproveitar tambem pra falar de duas coisas que eu sempre esqueco. Primeiro, a minha vizinha eh brasileira. Sim eu sei, a coincidencia eh absurda, mas eh verdade. O nome dela eh Helena, ela eh nissei, mora no japao a 15 anos, tem um filho da minha idade, e mora ali na casa da frente. Outro dia ela me chamou pra jantar na casa dela, mas mesmo nesse dia mal pude falar em portugues, uma vez que o resto da familia soh fala japones mesmo. A outra coisa eh que eu ainda nao falei sobre o meu kanji. Kanji sao aqueles ideogramas. No caso, eu peguei dois kanjis que lidos de uma certa maneira tem a pronuncia "kiko", eu os utilizo quando tenho que escrever meu nome nos trabalhos da escola por exemplo. "輝虎" O primeiro kanji, "kagayaku", significa brilhante, glorioso. O segundo, "tora", significa tigre. Em japones o adjetivo vem antes do substantivo. Sinistro, ne? Enquanto a maioria dos intercambistas juntou um monte de kanjis sem sentido soh pra fazer a pronuncia do nome deles, o meu soa como um pseudonimo de lutador de sumo! xD Mas como um amigo meu me lembrou, no Ultimo Samurai, o Tom Cruise eh representado como o Tigre Branco...

Entao vamos as fotos:

6 Comments:

  • KICO de gozaru, mt irado as fotos da cerimonia do chá,vc tá um sesha monge samurai,e a batera,foi bnova ou rockn'roll.

    By Anonymous Anonymous, at November 27, 2006  

  • Kagayaku Tora!

    Vc é mesmo um "Glorioso Tigre" e está um verdadeiro monge-samurai. Este kimono deve custar uma fortuna, não é mesmo? Sobre a bateria, os nativos de capricornio são grandes ritmistas, percussionistas e bateristas, sabia? Conte mais sobre esta experiência quando puder.
    E a nova câmara digital, está gostando?

    Adorei o post (sempre divertido e delicioso de ler) e as fotos. Quero que vc me convide para um chá quando chegar.
    bjs,
    letícia

    By Anonymous Anonymous, at November 27, 2006  

  • oh minino bunitooo
    auhauahuaha
    q porra d corte ceba boyy
    ¬¬
    eu tbm cortei o kblo bem curtin
    naum lembro se ja tinha te falado
    fazer kitesurf nessas feriasssss
    finalmente
    flw
    Ricardo Luiz

    By Anonymous Anonymous, at November 28, 2006  

  • oie! vc naum me conhece mas eu tava vendo blog de intercambistas e axei o seu!
    Estou nos estados unidos pelo rotary pra intercambio de um ano!
    E tenho q fazer um projeto pra senior year!
    Meu projeto eh como adolecentes vivem em diferentes partes do mundo. Se vc puder por favor me conte experiencias q vc passou e esta no japao , o que vc axou diferente no modo de vida dos adolescentes la essas coisas!vou deixar o endereco do meu blog aqui e eh so comentar la se vc pode me ajudar!
    e se vc puder ajudar mto obrigado!
    boaa sortee aee !tenha um otimo intercambio hehe

    By Anonymous Anonymous, at November 28, 2006  

  • ahuhua eu so a pessoa ae de cima esqueci de dexa o blog :P

    By Anonymous Anonymous, at November 28, 2006  

  • Homi, cê tá muiiiiiiiiiito feio, xD

    aheueahueahae...

    Eita... tá largando o teclado é? (olhei o post que deixou pra Pablo e vi que não, que bom!) Venha logo pro Brasil, estude 1 ano lá no RJ e faça vestibular pra qualquer coisa na UFRN, vamos re-reunir o grupo...

    E o projeto da banda de teclados???

    By Anonymous Anonymous, at December 01, 2006  

Post a Comment

<< Home